VP de finanças do Fla fala sobre destinação do dinheiro da venda de Vinícius Jr.


O Vice-presidente de finanças do Flamengo, Claudio Pracownik, foi entrevistado pelo canal do Youtube, Urubucam, nesta terça-feira (16). O convidado respondeu diversas perguntas envolvendo a pasta financeira do clube e tentou esclarecer algumas dúvidas dos entrevistadores.



Um dos integrantes do canal, Deco, fez uma pergunta sobre a venda de Vinícius Júnior para o Real Madrid. Foi perguntado para onde foi destinado o dinheiro e quanto sobrou para o futebol. Além disso, ele também quis saber sobre como foi distribuída a comissão dessa negociação.

– O Flamengo trabalha em regime de caixa único. Qualquer dinheiro que a gente receba de venda de jogador, da televisão, de patrocinador, é um dinheiro que não é numerado. Portanto, integra o orçamento de caixa único do clube. O dinheiro não tem uma destinação específica. O Flamengo tinha uma previsão de despesa em 2017 de 390 milhões de reais. Qualquer dinheiro que entrou, entrou para pagar parte dessa despesa. Aí está incluído contratações de jogadores, que neste ano investimos 55 milhões em compras. Também está aí a conta de luz, conta de gás, investimento no CT, pagamento de dívidas, pagamento de folha. O dinheiro entra para o caixa único e a administração desse caixa pode-se observar no site do clube, lá tem a demonstração de fluxo e cada pagamento é discriminado ali com sua linha correspondente. O Flamengo há anos é o clube mais transparente do país. Então, para onde vai o dinheiro do clube? Está no balanço, ta na demonstração de resultados, de fluxo de caixa, tudo no site do clube. Em relação ao Vinícius Jr., o Flamengo recebeu 45 milhões de euros e o que sobrou líquido pro clube foram 32 milhões de euros. Dois terços já foram recebidos e um terço será recebido no dia que nosso atleta se apresentar ao Real Madrid. Agora, quanto ficou de comissão para cada pessoa, eu não posso abrir e individualizar isso porque é protegido pelo conselho fiscal –, explicou o VP do Mais Querido.

Por Coluna do Flamengo